02/07/08

Vila Grandela ou a Vila cor-de-rosa...

Uma das partes mais conhecidas de São Domingos de Benfica é a Vila Grandela. Chamo-lhe Vila Grandela, mas há também quem lhe chame apenas Bairro Grandela. Passei por aqui tantas vezes, muitas delas apenas por fora, pelo passeio que fica em frente ao Museu Republica e Resistência. Para mim havia duas coisas, a Vila Grandela e o Bairro Grandela. Ou a Vila Grandela estava dentro do Bairro Grandela que estava dentro do bairro de São Domingos de Benfica... enfim... acabo de ler agora uma nota histórica muito interessante sobre este bairro mandado construir por Francisco de Almeida Grandela entre 1902-1904.



Foi nestas férias e por causa do meu roteiro fotográfico lá entrei. Entrei e olhei com olhos de quem estava a ver pela primeira vez. Lembrei-me da C. que ía ali muitas vezes visitar a avó que vivia naquela vila. Para mim viver ali era um luxo, talvez por parecer um lugar à parte e por olhar para ele como um pequeno canto de “campagne” mesmo ao lado da Estrada de Benfica. Entrei. Vi talvez duas ou três pessoas idosas à janela, várias casas em obras, muitas placas a dizer "vende-se" e muitas janelas fechadas.







E por momentos tive um pensamento infantil, como se estivesse ligada àquele lugar... pensei: porque é que nao compramos todos (os amigos) uma casa aqui e vivemos numa espécie de vizinhança ao ar livre. E lembrei-me outra vez da P. que me disse que os pais tinham lá ido ver uma casa para comprar, mas que as divisões eram pequenas e os tectos baixos. E naquele dia gostei tanto daquele bairro. Talvez por este sentimento que temos de começar a gostar mais das coisas por pensarmos que vão desaparecer... e porque estava a chover... e estava tudo muito abandonado...




... mas há tanta vida nesta janela branca com os dois vasos com plantas...




... e mais um bocadinho de vida neste banco de jardim no meio da verdura ao lado dos bancos de plástico...




... e mais nestes fogareiros ferrugentos por baixo das pétalas roxas...


... mas a Vila Grandela tem ruas com nome e em lisboa já é raro verem-se letreiros assim...

4 comentários:

Alexa disse...

Bonitas fotos!
Uma amiga minha, que vive perto de ti em São Domingos, tem um trabalho de video sobre esta Vila proletária.
Bjs

J. disse...

obrigada alexa!

a sério? gostava de o ver... :)

Anónimo disse...

Nunca tinha andado por este blog. Fiquei agradavelmente surpreendida. Trabalho no Edificio cõr de rosa que está escorado. Quem quer vir ter comigo e fazermos uma visita pelo Bairro? É um bairro não uma vila pelas suas caracteristicas especificas. Comemoram-se por agora cerca de cem anos da sua construção.Quem quer partilhar conhecimentos e a sua história? è verdadeiramente aliciante.Chamo-me Júlia. Contactem comigo e vamos ver o bairro. O telefone é o 21 7782681. se eu não estiver deixem contacto. è que eu trabalho aqui...Até breve!Venham ao bairro Grandella o Bairro côr de rosa...

J. disse...

julia, obrigada pelo comentario! ;) ha ja uns tempos que andamos a combinar uma espécie de roteiro fotografico por benfica e s. domingos, mas por falta de disponibilidade ainda não o conseguimos fazer. logo que consigamos reunir-nos é com muito gosto que visitaremos e trocaremos informações sobre o bairro grandela!

obrigada pela visita!! ;)
um abraço