19/11/08

são domingos de cafés (2)

... esta fotografia é para a ritar que com este post a anunciar a reabertura do califa me fez lembrar os deliciosos bolos e os magnificos tempos do grupo das escadas…


… era o fim do 9° ano, íamos para o liceu e sentíamo-nos cada vez mais crescidos. muitos de nos fomos para a mesma escola outros para escolas diferentes mas tínhamos sempre um ponto de encontro: as escadas do CIVEC.




era lá que nos encontravamos todos os dias e que punhamos a conversa em dia. era lá que fazíamos projectos para as férias, para as saídas nocturnas, era lá que passávamos os domingos ociosos antes de irmos comer caracóis ao 409 ou lanchar ao califa (olhando agora para esta fotografia parece-me uma escolha estranha para passar os dias)… mas o califa era mais de inverno, porque as escadas eram no exterior e estavam molhadas e a temperatura não ajudava. chegar ao califa à hora do lanche nos domingo de inverno é como estar em cima da ponte 25 de abril a um sábado de julho às 11h da manhã, ou como estar na rua da prata ou do ouro em qualquer dia da semana, numa tarde de chuva… enfim… aqueles bolos e salgados mereciam a espera e nos esperávamos pacientemente que alguém decidisse levantar-se da mesa para disfrutarmos daquele momento "gastronomico". às vezes desistíamos das mesas e se éramos apenas 4 nesse dia sentávamos nos bancos à volta do balcão e escolhíamos uma esquina para podermos ver-nos e conversar melhor. eu lembro-me sobretudo das tartes de morangos com chatilly, mas há quem se lembre de outras coisas… os empregados não primavam pela simpatia, havia mesmo um senhor que dizia asneiras depois de receber o pedido e ficou conhecido pelo “foda-se”… lembro-me de um senhor gordinho e simpático que enquanto esperava que escolhessemos em frente à “montra” não parava de fazer barulho com a pinça do bolos. estas idas frequentes ao califa duraram anos, até entrarmos todos para a universidade e começarmos a ter vidas diferentes... e foi assim que hoje, com esta recordação, fiquei ainda mais quentinha… e é inverno… e esta a nevar… e eu sonho com uma tarte de morangos com chantilly do califa que põe a pastelaria francesa num chinelo (…pelo menos hoje…)

ps: e não é que parece que apanhei o pasteleiro no primeiro andar?

5 comentários:

Alexa disse...

:))

Faz todo o sentido este post estar aqui.

Bj gd

Unknown disse...

já (re)abriu?
que bom. cá em casa já esperávamos ansiosamente pela reabertura há muito. finalmente!
nunca comi as tartes de chantilly que falas mas posso dizer que têm o MELHOR bolo-rei que alguma vez provei. :D
ainda esta semana tenho de lá ir.

lavandaria disse...

nao havia as tartes que prometi fotografar para ti..
o califa tem agora uma esplanada e a entrada é em frente ao balcão. deixou de ter alguns expositores como divisórias o que o faz parecer mais espaçoso. nas delícias, tudo igual!
é engraçado como para cada pessoa o Califa tem o-melhor-qualquer-coisa, para mim são os melhores croquetes, para ti as tarte de morango com chantilly, para a neftos o bolo-rei :-)

Alexa disse...

O pasteleiro?
Devia ser mais um dos homens das oras, dado que, pela imagem, me parece que tiraste esta foto quando o Califa já estava fechado para obras ;)

J. disse...

falta saber qual é o melhor bolo/salgado do califa para a alexa! ;)

pois é, faz mais sentido ser o senhor das obras ;) se calhar é um pasteleiro pedreiro... a roupa é parecida! ;)