10/03/10

Largo Conde Ottolini

Para o Rui, para a Gilia e para todos os moradores e ex-moradores deste largo!

2 comentários:

Marta G. disse...

Adoro este largo. Este Verão, como estava grávida e o calor era verdadeiramente insuportável, ia para lá apanhar o fresquinho do início da noite enquanto deixava a casa também a refrescar. Foi o primeiro sítio onde levei o Manuel a passear, porque é muito tranquilo. Já agora, quem foi o Conde?

T disse...

São Domingos de Benfica
Início do Arruamento em: Confluência da Rua Dr. Mascarenhas Melo com a Rua Carlos Pereira
Data de Edital:
24/07/1957
Designações Anteriores: Era a Praceta entre as Ruas B e C à Estrada de Benfica - Por edital de 13 de Dezembro de 1963, publicado no DM nº 8632, de 20 do mesmo mês e ano, as Ruas B e C à Estrada de Benfica ou à Quinta do Vadre acima nomeadas ingressaram neste Largo.
Historial: Por edital municipal de 24 de Julho de 1957 passou a Praceta entre as Ruas B e C à Estrada de Benfica a denominar-se Largo Conde de Ottolini e seis anos mais tarde, nele foram incorporadas as Ruas B e C à Estrada de Benfica ou à Quinta do Vadre (edital de 13/12/1963).

O Largo homenageia Manuel Sarmento Ottolini, nascido alfacinha em 9/1/1840 e falecido na freguesia de Benfica em 11/5/1898. Foi o 1º conde e o 1º visconde de Ottolini, bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra e que desempenhou os cargos de governador do Banco Nacional Ultramarino, de membro substituto do conselho de administração da Caixa Geral do Crédito Predial e de presidente da comissão administrativa da Câmara Municipal de Lisboa de 1891 a 1893 inclusivé.

Este sócio da Sociedade de Geografia foi ainda agraciado com a grã-cruz da Ordem de Nª Senhora da Conceição de Vila Viçosa e de cavaleiro de Leopoldo da Bélgica.

In Toponimia de Lx