05/06/10

Arabesco

Era um sábado também, dia 22 de Maio. As férias estavam a chegar ao fim e eu não tinha fotografias de Benfica na máquina... então saí para a rua, sem saber muito bem como fazer, queria fotografar tantas coisas e não sabia por onde começar e por outro lado queria que o meu olhar parasse em coisas que nunca tinha registado. Começar por tomar um café pareceu-me a melhor solução e fui descendo a Estrada de Benfica. Parei no Arabesco.



Pedi uma italiana, enquanto ouvia o burburinho dos clientes e da azáfama dos cafés aos sábados de manhã. E pus-me à conversa com o senhor Candido Lages, o gerente do café. Uma simpatia. Contou-me que o Arabesco abriu as suas portas pela primeira vez, como restaurante, em 1969, pelo casal Dias e Palma e que estes o venderam anos mais tarde para abrir uma camisaria, com o mesmo nome, do outro lado da estrada, onde é hoje o talho. Entretanto, o Arabesco teve várias gerências mas é a gerência dos irmão Lages, Candido e José, que ali está há mais tempo, desde o dia 21 de Maio de 1995, há 15 anos portanto.



Quem passeia pela Estrada de Benfica não pode deixar de ver o Arabesco. A pé ou de autocarro, olhamos sempre para a esplanada e para a vitrina com a deliciosa pastelaria. Quando ali se entra no Natal, os bolos, doces e especialidades, despertam a gulodice a qualquer um.


O Arabesco é uma pastelaria de fabrico próprio, o cheiro dos bolos e salgados frescos perfumam o local. Tive curiosidade em saber quais eram os mais pedidos e fiquei a saber não podemos ir ao Arabesco sem provar o salgado com o mesmo nome e as queijadas de requeijão. Na parte do restaurante parece que o arroz de pato e o bife à Arabesco são uma verdadeira delícia. A degustação de todas estas iguarias pode fazer-se todos os dias da semana excepto aos Domingos, dia de fecho para descanso.


Fico ali mais um bocadinho, olho à volta e reparo nos três grandes paineis de azulejos que decoram as paredes com as principais “atracções” da freguesia de São Domingos de Benfica: a entrada do Jardim Zoologico (porta da Estrada de Benfica), o Palacio Fronteira e o Chafariz.


Fotografo o que posso, agradeço o café gentilmente oferecido pelo Sr. Candido e continuo, de maquina na mão, Estrada de Benfica abaixo...

10 comentários:

Felicidade disse...

Vim até aqui através do Dias... Belo blog! Gosto muito das fotografias. Já decidimos aqui em casa que no próximo fim-de-semana vamos até ao Califa... Uma coisa é certa : se vivesse em Benfica já pesaria 100kg!

J. disse...

;)

Parece que Benfica é a freguesia com melhores pastelarias, segundo um dos nossos leitores do Facebook. Ha 100kg que podem ser felizes e valer a pena ;)

Se vão para Benfica "pastelariar" aproveitem e vão também ao Arabesco provar as especialidades deles! ;) e levem a maquina para tirar fotografias ;)

Um abraço Felicidade

Politikus disse...

Tem excelente aspecto. Não coneço a Pastelaria, mas já sei onde posso ir aos sábados de manhã...

Politikus disse...

Tem excelente aspecto. Não coneço a Pastelaria, mas já sei onde posso ir aos sábados de manhã...

Marta G. disse...

Joana: as tuas férias foram bem proveitosas. Eu também gosto do Arabesco, ali tão pertinho :) E os funcionários são bem simpáticos!

analu disse...

Há uns anos atrás tomava lá o pequeno-almoço todos os dias, bem bom. São bem simpáticos os funcionários. Ainda a semana passada lá fui, quando passeio de manhã por S.D. Benfica, é lá q vou, esqueço por um dia o Califa.... Ainda me lembro da loja Dias&Palma e o talho é o do Carlos, sempre cheio é impossível lá ir...

T disse...

Ana: Toca a fotografar o talho e postar no mercado:) Beijinhos

Julio Amorim disse...

Freguesia...é muito modesto !
Benfica é a melhor região de pastelaria da Europa!
Alguém que prove o contrário...?

Vitor rebelo disse...

Conheci e frequentei o Arabesco desde inicio com os Sr.Dias e Sr.Palma que tinham uma camisaria mesmo em frente e os celebérrimos empregados Sr. Fernando e Camolas .

GiLia disse...

Olá!!!
Já viram a nova imagem do Arabesco e do Colmeia?
:)
Boas Festas