26/02/08

O amolador...


Não posso dizer com toda a certeza, mas... estou quase certa que esta fotografia foi tirada numa tarde silenciosa de domingo... porque o amolador aparecia sempre em dias assim... perguntei-me muitas vezes se tocariam todos a mesma música... e lembro-me que quando ouviamos a gaita ao longe alguém dizia “ah!vem ai chuva”

Encontrei algumas respostas às minhas perguntas e outras curiosidades neste texto sobre o amolador. Gostei muito. Vale a pena ler.

9 comentários:

Alexa disse...

Gostei muito deste post, J.!
Fez-me lembrar o painel de azulejos junto ao Adro da Igreja de Benfica, onde constam profissões que outrora existiram... talvez, um dia, a do amolador, também, lá apareça!
Desde miúda que me lembro de o ouvir em Benfica, e de, infelizmente, o ter que associar á chuva... não fora as últimas alterações climatéricas, que têm modificado um pouco o seu aparecimento ;)
Bjs

J. disse...

nao conheço esse painel de azulejos, mas deve merecer fotografia... e o amolador deveria la estar, vais ver que ainda és tu a acrescentar o azulejo com mençao honrosa ;)

pois é verdade que nunca o vemos em dias de chuva, por isso, com tanta agua que por ai anda ainda nao é desta que ele vai dar um passeio com a bicicleta :)

Anónimo disse...

Cheguei a ver "o amolador" em Benfica ... era tão engraçado!

Também sei que há muitos, muitos anos e anterior às garrafas de leite "UCAL" que a minha mãe ia comprar à leitaria no principio da Estrada da Damaia, lá na minha rua havia a Sra.leiteira que vendia o leite de porta em porta, carregada com grandes bilhas metálicas e uns púcaros que serviam de medida.

Também havia um Sr. que penso eu chamavam de "petrolino" (?) que andava de carroça a vender azeite. E o padeiro, com uma cesta enorme de vime cheia de pão, que carregava nos ombros - deste lembro-me bem. :)

Enfim personagens que já desapareceram e não voltam mais.

Bjs. Lena

Alexa disse...

Lena: "leitaria no principio da Estrada da Damaia"???
De que lado? Do actual "Monalisa" ou do BCP (onde eram antigamente os CTT)?
Bjs

J. disse...

nao pensei que ainda ha tao poucos anos atras houvesse personagens assim e que era o comercio a vir a nossa casa ;)

ca para mim a lena sabe muitas (muitas) coisas que nos nao fazemos ideia...

é linda a imagem dos pucaros a servirem de medida ;)

Anónimo disse...

Alexa: Não era aí. É na Est. da Damaia mas a que sobe até à Damaia de Baixo e era do lado esquerdo de quem sobe essa rua. Logo no início está um mini-mercado do lado esq. e do lado direito há outra loja que não sei o nome (logo ao cimo da n/rua). Estás a localizar ?

J. : Pois... afinal já sou cota!!
;)))

Beijocas Meninas!

Alexa disse...

Lena: já estou a ver onde é... mais no prolongamento da Estrada da Damaia.
Bjs

Alexa disse...

J. - Vi-o esta tarde e era o mesmo!...
Vinha atrás de mim, com a sua gaita, pela Av. Grão Vasco.
Ainda pensei em fazer um video, para colocar aqui no Mercado... mas a vergonha para fotografar pessoas ainda é muita! :(
Bjs

J. disse...

o mesmo mesmo? então se calhar é o amolador oficial de benfica ;)