08/03/08

Cinema Turim



Já existia muito tempo antes de ter sido criado o Centro Comercial Fonte Nova (com as suas 3 salas de cinema), ou de se pensar sequer que o Centro Comercial Colombo iria abrir na freguesia de Benfica.

O Cinema Turim foi o local predilecto da infância de muitos jovens trintões!...
Não há ninguém que aqui tenha vivido que não se recorde desse local com um misto de ternura e de saudade.



Neste cinema, instalado no R/c de um pequenissímo centro comercial, passávamos as tardes a ver os últimos filmes que tinham saído, numa sala pequenina, com fabulosos cadeirões de veludo vermelho (as melhores poltronas que alguma vez viria a experimentar em qualquer outra sala de cinema de Lisboa).
Quando entrávamos, o écran encontrava-se ainda coberto por um pano, também ele, de veludo vermelho, onde se encontravam fixos uma série de anúncios publicitários do comércio local.
Nesse tempo idílico, ainda não existiam pipocas dentro dos cinemas (que benesse dos deuses!), mas comíamos chocolates Kit-Kat à saída da sala, depois de uma tarde bem passada.
Nas vésperas de Natal, o Cinema Turim encontrava-se sempre apinhado de crianças e pais ou avós, que faziam fila à porta para assistirem à nova película infantil que estrearia nessa quadra festiva.
E, em época normal, havia sempre dois filmes em exibição, a horários diferentes, em várias sessões.



Depois, com o passar dos tempos, e a abertura de novos centros comerciais com salas de cinema mais apetrechadas e espaçosas, o Cinema Turim deu origem a uma sala de retaguarda, onde apenas eram projectados os filmes que já tinham saído de cartaz nos outros cinemas.
Nessa altura, o meu irmão ainda por lá passou uma ou duas vezes, eu já não. O veludo das poltronas estava coçado e a alcatifa outrora resplandecente jazia agora suja e gasta pelos espectadores de outros tempos.




No fatídico dia 1 de Agosto de 2007, o Cinema Turim encerrou as suas portas ao público. E com elas, fechou, também, um importante capítulo na infância de muitos de nós.

Um belo sábado de manhã, em Janeiro do presente ano, ao passar pela entrada do Centro Comercial Turim, onde o cinema com o mesmo nome se encontrava instalado, deparo-me com dois indivíduos que tentavam colar um letreiro naquilo que foram o painel de anúncio dos filmes em cartaz. À sua volta, uma série de idosos curiosos miravam o que os indivíduos faziam. Um enorme cartaz onde se podia ler a inscrição "Igreja Maná de Benfica" acabava de ser colocado, para grande surpresa e ultraje dos mirones, que comentavam a blasfémia de um tal propósito mesmo ali, em frente à Igreja de Benfica.

Mais tarde, vim a saber, por portas e travessas (ou melhor, pelos meus avós, que andam sempre muito bem informados nestas coisas), que a Igreja Maná alugara a antiga sala do Cinema Turim para realizar as suas celebrações de culto aos sábados de manhã.
Uma semana depois, o famoso cartaz foi retirado do antigo espaço onde em letras garrafais vermelhas apareciam os nomes dos filmes em cartaz.
Quanto à Igreja Maná, não sei se permanece escondida na sala junto às bobines de filmes bem antigos... Mas, de facto, é um duro golpe para as memórias de infância de tantos de nós!...



Uma boa reportagem sobre o Cinema Turim, a ler aqui.




7 comentários:

T disse...

Não sei se não terei uns bilhetes de cinema do Turim. Tenho que ver.
Beijinhos

J. disse...

também me lembro do cinema turim, mas não tenho bilhetes ;)... cheguei a ir algumas vezes ao cinema com a minha prima e com a minha tia, lembro-me desse pequenino centro comercial como também me lembro do nevada... aliás tenho uma recordação recente deste centro comercial, precisamente da minha tia, não sei se a pensar nesses dias que nos levava ao cinema. quando troquei lisboa pelos alpes ela ofereceu-me um anel grande de prata e disse "se o tamanho não estiver bom, podes ir trocá-lo ao centro comercial nevada"...

... mas infelizemente há tantas coisas que fecham por falta de rentabilidade... e assim os nossos dias de infância vão deixando ter ter provas materiais da sua existência e só permanenecem imortais porque ficam guardados nas nossas memórias para sempre... e as nossas memórias não têm preço...

Alexa disse...

T. - ficamos a aguardar que verifiques. Isso é que seria mesmo óptimo, rever os bilhetes de Cinema do Turim :)
Bjs

Alexa disse...

J. - o Centro Comercial Nevada é muito mais recente do que o Turim. E, infelizmente, foi construído exactamente no local onde antigamente era o apeadeiro de eléctricos de Benfica (que ligava a Estrada de Benfica à Rua Emília das Neves), e depois passou a funcionar o terminal do autocarro nº 16.
Bjs

T disse...

No álbum não estão, mas também faltam os da Fonte Nova. Só se estiverem nas caixas,. Ainda vou espiolhar:)

Anónimo disse...

Meus caros,

Se isso lhes der algum conforto no antigo cinema turim irá abrir um teatro dentro em breve, com um projecto ao que se fala pelos arredores bem interessante, por isso fiquem atentos.

MR

Alexa disse...

MR: Que excelente notícia que nos deu! :)
Ainda não ouvi falar sobre esse projecto, mas vá nos informando sobre o mesmo.
Um abraço