16/03/08

Comércio "moderno" em Benfica...

Com o aparecimento de novos e grandes centros comerciais, o comércio tradicional vai desaparecendo. Mesmo os bairros familiares, também eles são cada vez em menor número. Criam-se novos condomínios em descampados e à volta deles crescem centros comerciais... de vez em quando abre uma padaria... e um café, é obrigatório! … e todas aquelas lojas de rua e aquele ritual do sair de uma loja entrar noutra (com o cesto ou o carrinho das compras, dos de lona) e cada uma ter a sua especialidade vai caindo no esquecimento.


Em Benfica, há uns anos atrás surgiu o Centro Comercial Fonte Nova. Lojas e mais lojas, cafés, um supermercado, livraria, cabeleireiro, perfumaria, cinemas… uma verdadeira inovação… fui lá muitas vezes, por ser perto da minha casa, e porque acabava por ser um centro familiar e isso agradava-me bastante. Vi muitas coisas alterarem-se neste centro porque cheguei a trabalhar na Livraria Castil alguns anos. Com a abertura do Colombo, aos poucos, as lojas começaram a fechar e no lugar destas apareciam outras e a constância que havia inicialmente desapareceu por completo. Hoje em dia, quando lá vou não sei que loja vou encontrar, mas sei de certeza que a Loja Gourmet ainda lá está e promete ficar.



A Loja Gourmet do Fonte Nova surgiu há 2 ou 3 anos aproximadamente. O conceito das lojas gourmet é engraçado, porque é uma espécie de comércio moderno e de luxo cheio de produtos artesanais. Nesta pequena mas deliciosa loja onde todos os metros quadrados estão bem aproveitados, encontramos produtos dos quatro cantos do mundo. Ao entrar na loja os nossos olhos deliciam-se com as bolachas artesanais em pacotinhos também eles artesanais ou em belíssimas caixas tipo anos 50 e com a variedade de chás. À medida que vamos avançando encontramos uma diversidade de massas coloridas, vinhos, queijos, patês, cruzamo-nos com as conservas em latas lindas que não apetece deitar fora; mais à frente há chocolates que são planetas, rebuçados de ovo, compotas, águas em garrafas design com cristais, e muitas outras coisas. Para além dos produtos comestíveis, nesta loja podemos ainda comprar copos onde se bebe um bom vinho. É que beber um vinho num copo pensado para esse fim, traz um prazer muito maior do que beber o mesmo vinho num copo normal… e apesar da Loja Gourmet ser recente e fazer parte de um tipo de comércio e vida modernos o Diogo gosta que os clientes que lá vão se sintam como se estivessem numa mercearia…













Vale mesmo a pena ir lá espreitar... na loja há cestos para fazer as compras… e o Diogo tem sempre uma receita na manga… uma “mercearia” muito moderna!

Loja Gourmet / Rota de Iguarias

Centro Comercial Fonte Nova, Loja 53 - Estrada de Benfica

3 comentários:

Anónimo disse...

O Fonte Nova é dos pouquissimos centros comerciais onde não me importo de ir, porque é pequeno e agradável... mas já lá não vou há meses e da última vez encontrei uma ou duas lojas que tinham fechado.

J. disse...

que bom ver-te de novo por aqui lena!

o fonte nova é um centro mesmo agradavel, gosto muito desse lado familiar...
quando estou em benfica e vou la dar uma volta reparo sempre que ha lojas que desapareceram...

Alexa disse...

J., bonito texto sobre esta loja do Fonte Nova! ;)

Lena: bem vinda (outra vez ;)