07/03/08

Vila Ana e Vila Ventura








Falar de Benfica sem mencionar as suas antigas casas apalaçadas, não é falar de Benfica!...

Em plena Estrada de Benfica, no nº 674... do lado esquerdo a Vila Ana (1ª foto), separada alguns escassos metros, do lado direito a Vila Ventura (3ª foto).

Aqui falei sobre elas a primeira vez. E aqui voltei a falar.

Gostava de discorrer de uma forma mais detalhada sobre a histórias destas duas Vilas aqui no Mercado... sobre os seus ancestrais habitantes, sobre as vivências destas 2 magníficas casas. Infelizmente, outros compromissos de uma amiga (cuja família é bem antiga em Benfica, conhecendo de trás para a frente todas as suas histórias - e prometeu contar-me tudo sobre estas Vilas) têm vindo a protelar que a minha curiosidade de antropóloga seja saciada.

Sendo assim, enquanto tal não é possível, deixo-vos aqui as imagens dessas casas apalaçadas que, como résteas do Passado, ficaram encalacradas no esquecimento (e na recuperação - apesar de fazerem parte do dito "Inventário Municipal de Património", anexo ao PDM de Lisboa)...
Fazendo, no entanto, as minhas delícias imaginárias, sempre que passo por elas (resta dizer-vos que moro mesmo muito perto das mesmas).



"Panorâmica sobre Benfica" (1970); Geraldes, João Brito
in Arquivo Municipal de Lisboa



"Estrada de Benfica, nº 666 a 680"; Goulart, João H.
in Arquivo Municipal de Lisboa




Brevemente, no Mercado, toda a história da Vila Ana e da Vila Ventura... in próximos capítulos.




10 comentários:

J. disse...

alexa, mas mora la alguém? os cortinados levam a crer que sim...

sao mesmo muito bonitas...

ca aguardamos as cenas dos proximos capitulos no mercado :)

Alexa disse...

J. - Se leres o texto que deixei no primeiro link deste post, saberás a resposta à tua pergunta ;)
Bjs e bom fds

J. disse...

... pois é... ainda por cima ja o tinha lido antes, nao em 2006 mas deves ter feito referência a ele noutro post, nao me lembrava...

de qualquer forma é sempre bom reler os teus posts ;)

bjs

Alexa disse...

J. - muito obrigada pelas tuas palavras!
Pois é... ambas as casas se encontram "habitadas", de diferentes formas.
Bjs

Anónimo disse...

Alexa , obrigada pelas fotos dessas belissimas casas .Há uns anos que não vou a Benfica mas faz parte do meu imaginario uma casa apalaçada salvo erro nº460 que fica muito perto de uma que tem por nome Quinta Beau Séjour essa casa a que me refiro em tempos foi casa particular e depois uma escola .Será que ainda existe ?

Um abraço

Carlota joaquina

Alexa disse...

Carlota Joaquina - a Quinta do Beau Séjour conheço muito bem, é actualmente onde funciona o Gabinete de Estudos Olisiponenses.
Quanto ao nº 460, será que é a CEBE (onde a J. andou e sobre a qual já falou no 1º post deste blog)?Tenho que confirmar isso amanhã ;)
Um abraço

Bic Laranja disse...

Já tinha procurado saber mais destas vilas. Não me calhou tê-las fotografado para dizer alguma coisa sobre elas. Em boa hora topo aqui com o interesse por estas românticas casas e fico agradado por saber que estão inventariadas no património municipal (julguei-as condenadas, pode ser que não...).
Deixo mais um vislumbre da Vila Ana e da Vila Ventura a partir do campo da Feiteira em 1911.
Cumpts.

Alexa disse...

Bic Laranja: Muito obrigada pelo seu comentário!
Fico muito contente mesmo de descobrir mais alguém interessado nestas 2 lindissímas vilas de Benfica! :)

Infelizmente, o facto de se encontrarem inventariadas no Património Municipal não é sinónimo de salvação (de uma eventual destruição para construção de prédios) das mesmas... já que, segundo me explicaram na C.M.Lisboa, apesar destas casas constarem dessa listagem, podem ter donos ou eventualmente inquilinos, pelo que terão que ser essas pessoas a encarregar-se da sua recuperação.
O que normalmente sucede, à semelhança da moradia que ficava perto da Mata de Benfica, é que, depois de anos de litígio dos proprietários em tribunal, estas casas acabam por ser destruídas, os terrenos vendidos e o mercado imobiliário ganha mais um prédio de não sei quantos andares.
"Belo" país este em que vivemos, não?!

Como disse, brevemente, vou saber a história destas casas... espero, nessa altura, poder saciar também a sua curiosidade :)

Um abraço

P.S. - Muito obrigada pela foto!

Anónimo disse...

Eu habito mesmo á frente destas duas vilas e á muito que me despertam uma enorme curiosidade....Por acaso sentada aqui no meu pc, hoje resolvi procurar por elas, aqui neste mundo virtual....por isso estou aqui. Posso
garantir que são habitadas e no natal costumam por um pai natal numa das janelas! Gostava muitissimo que não desaparecessem, mas pelos sinais de construção nas traseiras das mesmas,tudo indica que sim.Fiquem muito agradada pela sua preocupação do património da Freguesia de Benfica, ao qual eu tenho o maior dos apreços..vou voltar Elsa Paixão

Alexa disse...

Elsa Paixão: antes de mais, seja muito bem vinda aqui ao nosso Mercado! :)

Parece que somos então vizinhas, já que, se a Elsa mora mesmo em frente à fachada destas 2 vilas, eu moro na rua nas nas suas traseiras :)

São habitadas, sim senhora (leia mais aqui: http://parolesimages.blogspot.com/2006/12/notas-soltas-x.html): na janela do Pai Natal, na Vila Ana, habita um imigrante, sendo o resto da casa lar de toxicodependentes. Já na Vila Ventura, do outro lado, habita uma senhora de idade.

E está prometido para breve, aqui neste blog, uma síntese sobre a história das mesmas, já que entrevistei recentemente um senhor que morou na Vila Ventura (a do lado direito).

Quanto à sua destruição...
Estão incluídas no Património Municipal, apesar de, provavelmente, terem proprietários que descuraram a sua manutenção. Por isso, muito provavelmente, um dia destes começam a cair mesmo. O que é pena :(

Volte sempre, Elsa!

Um abraço