05/04/08

Quinta das Pedralvas



No início dos anos 70, a proprietária da Quinta das Pedralvas doou as suas terras à Câmara Municipal de Lisboa com a condição de serem utilizadas para habitação e fins sociais...

Do lado direito foi construído um bairro de renda económica com amplos espaços verdes. Longos anos mais tarde, foi, também, construído um bairro de prédios com inúmeros andares, para a classe média alta.
Do lado esquerdo, na confluência com a Amadora, nos anos 60, começaram a ser construídas habitações por imigrantes de Cabo-Verde e Angola, que os governantes da altura foram buscar aos seus países com o intuito de os colocar a trabalhar nas grandes construções que então se preconizavam para Portugal (ex. metropolitano de Lisboa)... mas "esquecendo-se" que, entre outras coisas, estes indivíduos necessitavam de casas onde habitar.

No meio, entre lados tão distintos, existiam hortas e jardins, trabalhados por pessoas que habitavam naquela zona... o último resquício do que outrora fora a Quinta das Pedralvas.



"Portas de Benfica - Pedralvas", [c. 1940]. Fotografia de Eduardo Portugal
in
Arquivo Municipal de Lisboa





"Quinta das Pedralvas", (1962). Fotografia de Goulart, Artur,
in
Arquivo Municipal de Lisboa





"Prédios em construção em Benfica", Fotografia de Goulart, Artur,
in
Arquivo Municipal de Lisboa





Quinta das Pedralvas, esta manhã.

O avanço da CRIL, de uma forma contra-natura, tem vindo a causar danos graves em termos ambientais, afectando igualmente de variadas formas os moradores.

Mais informações sobre o que tem vindo a acontecer... aqui.
A revolta dos moradores e as razões de protestarmos contra este traçado da CRIL... aqui.
Um belissímo texto sobre as pessoas que trabalhavam estas hortas e jardins... aqui.










1 comentário:

J. disse...

tenho uma amiga que morava nas pedralvas e fui lá muitas vezes... não fazia ideia que em tempos tinha sido assim e que tinha havido uma quinta ;)

pensava que era um "bairro novo" em benfica...