07/05/08

Passado em Imagem



"Quando era pequena, depois de almoço, costumava dar longos passeios com o meu avô pelas ruas e ruelas de Benfica.
E ficava sempre maravilhada e com a imaginação a funcionar a 160km/h, quando passávamos no meio da Rua Cláudio Nunes e via os portões daquela enorme quinta, onde sobranceira se erguia uma casa apalaçada, de onde pendiam lindíssimas flores em forma de campainhas roxas a enfeitar os muros."

In "
Se (eu tivesse o hábito de jogar e) me saísse o Euromilhões" - Palavras & Imagens





"Rua Cláudio Nunes, 35 a 43"
Fotografia de Artur Goulart, in Arquivo Municipal de Lisboa






6 comentários:

J. disse...

nesse caso vale a pena jogar ;) ha habitos que sao bons ;)

bjs

Alexa disse...

O problema, J., é que penso sempre nisso, mas depois lá me esqueço de jogar...
E nem tenho grande sorte para o jogo, quando não já tinha comprado o Palacete (em frente à antiga esquadra da PSP de Benfica), que estava para venda, lá para os teus lados, em São Domingos! ;)

J. disse...

entao nesse caso ainda bem que nao te saiu o euromilhoes, porque eu também quero esse palacete para mim ;)

mas como diz a sabedoria popular ;), azar ao jogo, sorte no amor... que ainda é (MUITO) melhor! :)

Anónimo disse...

Parei por aqui. Estava talvez a fazer a viagem de eléctrico, ao virar da R.Emília das Neves para a Av.Grão Vasco, nos tempos idos em que corria célere para saltar para o estribo, sempre na mira de uma boleia e espicaçar "o pica bilhetes". Quase aqui nascido, a morar há 48 anos, também não consegui abandonar esta freguesia. Tem mágica, tem vida. Aqui cresci, aqui casei, aqui criei os meus filhos. E o resto talvez seja também aqui. Adorei o pequeno passeio que aqui dei neste blogue, a nostalgia de outros tempos. Recordo, assim, uma foto que tenho algures, não sei onde, ao colo do meu bisavô, no local onde estavam a construir o actual Mercado de Benfica, local de uma quinta onde o meu pai ia buscar o leite. Prometo voltar, com mais tempo, para visitar os outros pontos que não tive tempo. O eléctrico está a partir e, não tenho tempo para esperar pelo próximo.

J. disse...

muito obrigada pelo seu comentário e por partilhar um bocadinho da sua vida aqui no nosso mercado. é verdade que, embora muitas pessoas não percebam porquê, benfica tem imensa magia e parece que os que lá vivem ficam ligados a ela "para sempre"... as portas estarão sempre abertas para quando quiser voltar a visitar-nos. espero que tenha ido a tempo de apanhar o electrico ;)

um abraço

Alexa disse...

Caro Anónimo,

Faço minhas as palavras da J. Muito obrigada pela partilha das suas memórias!

Dos meus 32 anos de vida nesta freguesia, já não sou do tempo do eléctrico, mas recordo-me bem do seu antigo apeadeiro na confluência da R. Emília das Neves (onde, actualmente, vivo) com a Estrada de Benfica (local onde hoje existe o Centro Comercial Nevada).
Também me recordo do "pica bilhetes"... mas o dos autocarros de 2 andares.

Esperamos voltar a encontrá-lo por aqui... para partilhar memórias e outras vivências!