16/01/09

Lembram-se das Portas de Benfica?




Lembram-se das Portas de Benfica?
Da solene entrada na cidade de Lisboa, encabeçada por dois "castelinhos", onde outrora existiam guardas?

Graças ao progresso e desenvolvimento (assim como ao lucro fácil, que continua a imperar sobre tudo e todos, em detrimento dos verdadeiros valores), as Portas de Benfica vão transformar-se numa ilha no meio da CRIL...



Imagem de "Caixa D'Imagens"



Curioso que, ao visualizar esta imagem, me recordei que, aqui há uns tempos atrás, vi no telejornal da SIC (quando a rúbrica "Nós por Cá" ainda fazia parte do mesmo) um caso idêntico, no norte do país, onde numa vila (de que não me recordo o nome) uma casa ficara isolada no meio de uma rotunda.

Nessa altura, o caso fora apresentado como estonteante, surreal e digno de reclamação...
O que é normal face ao sui generis de tal "obra arquitectónica"!

Pena que, actualmente, face aos avanços destruidores da CRIL (e dos senhores que vão alcançar lucro com este negócio chorudo), os mass medias (e tantos outros) considerem que a palhaçada em que as Portas de Benfica se vão transformar é algo de normal.









4 comentários:

Anónimo disse...

Não vejo qual é o drama. Ninguém mora lá, é só um símbolo, e um símbolo que toda a gente esqueceu ao longo dos anos, talvez por na realidade não significar nada. Mas mesmo assim é preservado e está lá. Não vejo o mal. Acho que fica bem melhor assim do que como está.

Alexa disse...

Caro Anónimo: de facto, não mora lá ninguém, mas trabalham pessoas em ambos os castelos... e para elas, sim, será um "drama"!

Acrescento-lhe, ainda, que nem "toda a gente" esqueceu esse símbolo... senão, eu própria não teria falado sobre o mesmo neste blog.

Cada um é livra de ter a sua opinião (ainda que assumindo-a anonimamente)!

Muito obrigada!

Anónimo disse...

Estou mais preocupado com os edifícios existentes que vão ser demolidos, trazendo problemas de localização ás famílias moradoras, do que com o isolamento e qualificação das portas de Benfica, que tem sido uma degradação pegeda e desleixados

Samuel R. disse...

Concordo completamente com o "Sr. Anónimo", provavelmente as portas de Benfica serão requalificadas, o que trás mais beneficios do que mantê-la em ruínas.