07/02/09

O Muro








O nº 745 da Estrada de Benfica (do lado oposto da rua, quase em frente à Vila Ana e Vila Ventura) não constitui parte do Património Municipal, mas é uma antiga vivenda encimada por dois magníficos painéis de azulejos.

Para além de muito bonita, esta vivenda encontra-se bem conservada, fazendo-nos pensar em outros tempos, quando Benfica se encontrava "fora de portas" e era composta por quintas onde se ia apanhar ar puro e veranear.






Bela perspectiva da recuperação desta antiga casa senhorial, não fora o facto de o muro que sustenta o portão de acesso à mesma se encontrar prestes a tombar em cima de qualquer transeunte que por ali circule (o que ainda mais estranho é de imaginar, dado que nesta casa funciona um escritório de advogados)!...







2 comentários:

Neftos disse...

também já tinha reparado nesse muro (é impossível não reparar). em algumas partes, até está mesmo na diagonal e com grandes fendas. não me admiro nada se qualquer dia tombar mesmo.

analu disse...

E foi por aqui que passou Luiz Pacheco:

"Em Benfica era assim: de um lado a Villa Ventura e, do outro, a Villa Anna, o nº 674, que era a casa dos meus avós, onde depois também foi viver, para o andar de cima, o meu tio e padrinho, o coronel Fernando António Gomes. Ainda lá estão as casas, eu julgava que não estavam mas ainda lá estão. Ali mesmo ao lado havia a família Lobo Antunes, viviam numa vivenda formidável.....”