06/03/09

Memórias da Rua Dr. João Couto (3)



A entrada nos anos 90 marcam o declínio da rua enquanto espaço de partilha, palco da juventude. O Fonte Nova, a escola de condução ao lado e o Metro trouxeram carros e a rua lentamente passou a ser para todos. A desintegração dos grupos, os amigos de fora e as idas para a universidade onde muitos acabaram por partir para outros voos, o futebol acabou, as redes foram desmontadas e o campo foi reconvertido num jardim com fonte. As poucas crianças que nasciam já não iam brincar para a rua.
As bicicletas foram substituídas pelos nossos carros e neste momento, esta rua nada é mais que um gigantesco parque de estacionamento sem o mínimo de interesse. É uma rua seca, atulhada, banal.

E hoje estive lá a ler paredes riscadas e a tirar fotos. Encontrei o Artur, o último sobrevivente e o puto Xaxa, que vai ser pai. Lembrámos algumas das histórias. Rimos.
E quando pensei que aquela rua não passava agora de um cemitério de memórias, afinal e no puro acaso, pode funcionar como um ponto de encontro improvável.
Hei-de lá voltar, a ver quem encontro dessa vez.

Fim

Texto e fotografias de Rui Kalda

2 comentários:

Meerkat disse...

Foi bom ler sobre o que se passava na minha rua quando ainda andava eu por lá de fraldas ou a brincar com bonecas :P
Lamentavelmente não me lembro do vossos "gritos de chamamento" (não tinha o ouvido treinado para eles...)
Adoro a JC. Apesar de parque de estacionamento,é um jardim :D com namorados e conversas nas arcadas, merendas nas escadas,crianças e avós no parque e velhos no lago sem água. Tem vida demais para a área que é! =) Ainda bem que pouca gente a conhece..assim é só "nossa" :P
Beijinhos, vizinhos ;)

Rui Henriques disse...

Brincar com bonecas? humm, já sei quem escreveu este post. És tu não és...Dell Velhote, seu magano? topei logo o tipo de escrita, crianças no parque, fraldas, estou a ver que ainda nada mudou na tua vida.
Just kidding! (kids, lá está).

Pois fica a saber cara Meerkat que esta malta da Joao Couto se juntou para fazer o blogue mais preguiçoso do planeta, ainda sem postagens de jeito. Se quiseres podes abrir as hostilidades:
http://drjoaocouto.blogspot.com/

Ruca