16/05/09

Palácio do Beau Séjour

Há muitas coisas para dizer sobre este lugar… mas hoje quando olhei para estas fotografias lembrei-me dos 16 anos, quando o Beau Séjour abriu ao publico as portas do palácio, com o seu jardim, o Gabinete de Estudos Olisiponenses, mas também um simpático restaurante com uma pequena esplanada.




















Não me lembro exactamente de como ficamos a saber deste novo lugar, mas passamos lá muito tempo, sobretudo na esplanada a comer scones com doce e chá ou a beber cafés… e era como se este lugar fosse só nosso porque, nos primeiros tempos, raramente apareciam outras pessoas. Primeiro fizémos um reconhecimento do lugar. Demos a volta ao jardim, fomos até ao corete, sentamo-nos nos bancos a ver os cisnes… era um lugar diferente e tranquilo, talvez pelo quadro. A Estrada de Benfica estava mesmo ali ao lado, a campainha a assinalar o recreio dos maristas e as vozes dos alunos nos intervalos quebravam esta tranquilidade, mas nós ficavamos por ali, na mesma.
















Quando vou a Lisboa regresso sempre a este lugar, em almoço de irmãos. A esplanada continua a mesma, as sugestões de ementa continuam a parecer saudáveis e por dentro não notei grandes mudanças a não ser a ausência das peças do Bordalo Pinheiro que estavam expostas e decoravam o interior. Na esplanada havia « preciosos cinzeiros Bordalo Pinheiro », lembro-me de serem verdes e de um dia termos partido um. Desculpamo-nos e perguntei ao senhor se podia ficar com os cacos. Ele disse que sim… colei-o e ainda deve estar lá em casa…

Sem comentários: