04/05/09

Estrada de Benfica 411 e 413



Em tardes de caracóis fiquei muitas vezes sentada de frente para esta casa. Vejo-a desde pequena. Lembro-me de um casal de uma certa idade que lá vivia... cheguei a vê-los no jardim do lado que da para a Rua Sousa Loureiro. Mas os tempos passaram, suponho que ainda vive ali gente porque a casa foi pintada há pouco tempo e há cortinados nas janelas... para mim os cortinados nas janelas sempre foram indício das casas serem habitadas...

















Percebi recentemente que afinal estas duas fachadas não são apenas uma única casa... terei de lá voltar, tenho muita curiosidade de saber quem viveu aqui antes... mas gosto deste contraste de cores, gosto dos tons pastel com o cinzento. Gosto do portão de ferro e das janelas trabalhadas que se misturam com as folhas verdes... imagino que lá dentro há um jardim grande e selvagem... e gosto do trabalhado do terraço... gostava de ir lá acima espreitar...





































Mais fotografias e informações sobre estas casas em breve pelo Rui K.

6 comentários:

analu disse...

Já lá não está. Foi demolida, nem sei o que lá irão construir, provavelmente um mamarracho. É na esquina em frente ao 409, certo?

J. disse...

pois é ana... que grande decepção
:(

DANYPROTESTA disse...

O 411 era dos meus pais, vivi lá durante 30 anos, após a morte do meu pai (2005) a minha mãe teve de vender a casa, pois era necessário fazer obras e não tínhamos garantias de que a quinta ao lado seria recuperada (estava muito degradada). Visitei algumas vezes a quinta, era de um senhor burguês, tendo recebido nessa quinta Reis (Espanha e Portugal). Tenho pena de não ter tirado fotos, era sem dúvida um bom local para fazer um museu.
Daniel Pereira

J. disse...

caro daniel pereira,

muito obrigada pelo seu comentario e por partilhar connosco algumas breves memorias desta, que foi a sua, casa. recentemente estive no antigo museu-biblioteca republica e resistência e um dos tecnicos que la estava contou-me que ali (nao sei se na sua casa, se na quinta do lado, pois pensei que eram a mesma), ha muitos anos atras, viveram pessoas conhecidas da politica. foi uma casa de que sempre gostei sem a conhecer e era uma das ultimas "antigas" de s. domingos de benfica. nao sei se continua a passar por la, mas a obra que a substituiu esta parada ha anos. é lamentavel.

se tiver interesse em escrever um texto sobre a sua casa é com muito gosto que gostariamos de o publicar.

um abraço

Xávi disse...

É minha ideia que através deste blog , se vai preservando sem pretensão memórias da vida num bairro de Lisboa, as suas casas, ruas, pessoas, modos de viver, reveladoras de estórias acrescentradas pelo ponto da respiração de quem as conta e escreve . Gosto muito disso.


Xávi disse...

É minha ideia que através deste blog , se vai preservando sem pretensão memórias da vida num bairro de Lisboa, as suas casas, ruas, pessoas, modos de viver, reveladoras de estórias acrescentradas pelo ponto da respiração de quem as conta e escreve . Gosto muito disso.