11/07/09

São Domingos de Benfica ontem e hoje (5)










Não me lembro o que existia nestas lojas antigamente, ou no tempo da fotografia a preto e branco… talvez alguns leitores deste mercado se lembrem… mas recordo-me de quando o prédio foi pintado e arranjado e de terem surgido aqui espaços comerciais, com as portas pintadas de verde fresco. No lugar do cabeleireiro de homens havia uma mercearia de produtos biologicos, apeteciveis e com muito boa apresentação. À direita desta loja abriu uma loja de roupa interior que também fazia arranjos de costura. Na loja completamente à esquerda não me lembro o que existia.
Nas férias do verão do ano passado reparei que a mercearia tinha fechado para dar lugar a um cabeleireiro de homens, mas que a loja de roupa interior continuava em actividade… um ano depois as portas fecharam… o que irá agora ocupar este espaço ? terá o comércio tradicional futuro em São Domingos de Benfica?

1 comentário:

Xávi disse...

J
A fotografia a preto e branco, parece-me antiga, tipo finais dos anos 50 talvez princípio dos 60... A meio dos sessenta, tenho memória daquelas lojas.
Mesmo ao lado da quinta das campaínhas ( era assim que chamávamos ao Palácio do Beau Sejour, havia uma campaínha ao portão para chamar o caseiro , talvez por isso a chamássemos assim) existia no 366-C, a loja da velhota que vendia "barros" para uso na cozinha, haviam plantas, não sei se era para venda, associei e achei graça a venda recente de produtos biológicos no mesmo espaço numa espécie de retorno possível a esse passado.
No 366-B, existiu uma peixaria durante esses anos...
O 366-C,foi durante vários anos uma retrosaria onde a minha avó Filomena comprava as linhas e as agulhas, mais tarde passou a vender confecções, meu avô Luiz na sua actividade de representante e vendedor de camisas de homem, passava lá com amostras sempre que vinha ver os netos.
No 366, no terceiro andar vivia o meu amigo Jorge Piloto, companheiro de futeboladas...