12/02/10

O Bairro Grandella

O Grandella, conhecido sobretudo pelos armazéns no Chiado, foi uma obra que envolvia muito mais . A saber: fábricas (para se vender sem intermediários), bairro para os seus trabalhadores e creche e escola para os filhos, em suma um projecto social.





Ainda existem edifícios deste bairro, na Estrada de Benfica. Um deles já foi Museu da República.

Image Hosted by ImageShack.us

Esta é uma fotografia anterior a 1913 do edifício da escola. Ainda Monsanto não foi reflorestado. Vemos os trilhos do eléctrico, um rasgão na folha...
Páginas da Agenda Feminina Grandella para 1913.

2 comentários:

J. disse...

lindas fotos a levarem-nos para o grandella de outros tempos, t. ;)

parece-me que ainda cheguei a ver o portão! :)

Miguel Gil disse...

J. não sei se são as fotos que são lindas ou se linda é a harmonia dos diversos elementos presentes e as boas vivências humanas que tal nos leva a imaginar.
Apesar de saudade ser um sentimento bonito e o mais comum perante as memórias que aqui vão desfilando, a par do da admiração de se ter deixado galgar tanto a ânsia de 'modernizar' a cidade, não podemos ficar por eles, dado que estes são sentimentos passivos, e a nossa memória, i.é, a nossa identidade enquanto elemento de uma comunidade, necessita que convivamos activamente com ela.
Neste blog, o que mais tenho admirado é o elo forte de ligação que o património vivencial criou na comunidade que viveu/vive em Benfica. A esse elo chamo memória. Quando se preserva património preserva memória e dá-se identidade a uma comunidade. E na valorização desse património, dito cultural, o mais importante não são os monumentos, são as pessoas e as suas histórias de vida.