21/04/10

Centro Educativo Navarro Paiva


Todos os dias passo à porta do Centro Educativo Navarro Paiva. Durante muito tempo aquele portão e aquelas redes encimadas por arame farpado foram para mim um mistério, porque não sabia muito bem o que se passava lá dentro. Por interesse profissional, chegou até mim uma notícia sobre o projecto Reinserção pela Arte, no qual Madalena Victorino tinha trabalhado e que era promovido pela Gulbenkiam. Foi aí que me apercebi do que realmente se passava ali.
Muitas vezes tento espreitar lá para dentro, mas só vejo seguranças e penso: "Caramba, será que os miúdos são assim tão perigosos?" Afinal que mundo é aquele, tão perto do sítio onde vivo? Que histórias têm estes miúdos, tão novos ainda, para contar?
Por isso, foi com surpresa que vi esta foto reportagem no Expresso. Os retratados não têm rosto, mas para mim, agora, têm um bocadinho mais de história.
E isto também é Benfica.

4 comentários:

J. disse...

marta, este centro é no inicio da conde almoster (fim das furnas)?

T disse...

Yes:) É um mundo:)

Nuno Cruz disse...

Ainda hoje por lá passei e pensei, por incrível que pareça, exactamente o mesmo: "que raio é isto tão protegido com este arame farpado enrolado?" Muito obrigado pela informação.

mata disse...

Boa noite, alguém pensa que as pessoas que lá trabalham, não sentem a pressão de quem não quer ver a vida de .Outra forma!? Fazendo do local e ambiente a sua vida e tendo que digerir os problemas inerentes às funções incumbidas sem ser como tal solicitado!