13/06/10

That's when good neighbours become gooood friends...


Lembro-me de ser pequena e de andar com a minha vizinha de baixo e com o meu vizinho do lado com uma lata do tipo mealheiro a pedir « uma moedinha para o Santo António ». Pedíamos a qualquer pessoa que cruzássemos na rua, entrávamos nos prédios, e batíamos às portas sempre com a mesma lenga-lenga. O Santo António era o nosso Santo do Verão, o que nos permitia comprar gelados e guloseimas na Dona Helena e no Senhor Ferreira nos dias que se seguiriam. Nessa altura toda a gente achava graça a este ritual e a maioria das pessoas contribuía para o nosso “Verão Azul”.

Os miúdos mais crescido lá da rua também andavam a pedir, eles com mais credibilidade do que nós, pois o pedido deles era para a organização da festa da rua e nós, os putos, acabávamos por ser mais ou menos uma pedra no sapato, pois se nos davam a nós, não iam depois dar-lhes a eles. A festa tinha lugar um bocadinho antes de chegar à Dona Helena, mesmo ao lado da janela da Dona Fernanda. Aí faziam uma espécie de um bar e do outro lado havia um assador. Lembro-me de o meu irmão e eu termos ido a essas festas umas duas ou três vezes… e depois acabaram. Anos sem Santo António na Montepio…

Os anos passaram… muitos anos… e aqueles que anos antes eram “os putos” tomaram conta da rua e continuam a perpetuar a festa… fazem isto cheios de boa vontade, gostam de agradar os vizinhos, do espírito da vizinhança… a rua é deles… os preparativos começam a desenhar-se uns dois dias antes. A vizinhança atenta começa a estacionar os carros em lugares estratégicos que depois se tornarão no espaço da festa. Muita gente participa, os comerciantes contribuem e nesses dias há muitos braços que preparam a noite. Há música improvisada, o caldo verde feito pela mãe do B. um bolo feito por outra vizinha, a sangria feita por um vizinho. Um empresta isto outro empresta aquilo e a coisa vai-se compondo. As raparigas cortam os papelinhos para enfeitarem a rua, outros trazem manjericos para simbolizar o dia e as pessoas vão chegando.

… pela noite dentro… a festa vai animada e penso no Valete e no Boli (coisas também do tempo em que toda a gente da rua tinha uma alcunha) que têm o coração na mão e nunca se esquecem da festa de Santo António na Montepio Geral… e apetece-me cantar

Neighbours, everybody needs good Neighbours
Just a friendly wave each morning, helps to make a better day
Neighbours, need to get to know each other
Next door is only a footstep away
Neighbours, everybody needs good Neighbours
With a little understanding, you can find the perfect blend
Neighbours, should be there for one another
That's when good Neighbours become good friends

Para ouvirem a musica cliquem
aqui!

Sem comentários: