13/07/10

Pequeninos de Benfica

















Muito pequenina, esta notícia, num cantinho do Século Ilustrado de Fevereiro de 1945, fala-se das crianças de Benfica. Que instituição seria esta? Alguém tem como a recordar?

3 comentários:

HR disse...

Se não estou muito enganada, este dispensário existia ainda nos anos 70, em frente à Pedro de Santarém e fornecia leite, bem como era o local onde as crianças eram vacinadas...

Marcolxpt disse...

Eu cheguei a ser vacinado lá!

Fausto disse...

Olá, amigos

O Patronato Paroquial da Freguesia de Benfica foi inaugurado em 19 de Março de 1930 pelo Prior da Paróquia da Benfica, Francisco Maria da Silva.
Ao tempo, foi constituída uma Comissão de Senhoras presidida pela D. Maria Ana Porto Carrero da Câmara Mesquita que se propunha dar assistência aos mais pequeninos. Aprovados os Estatutos por alvará em 31 de Março de 1930, começou a funcionar em 1942. Todos os organismos assistenciais que existiam Paróquia de Benfica: Patronato, antiga Creche fundada em 1906, Escola de Nossa Senhora do Amparo de Benfica e “PEQUENINOS DE BENFICA” fundiram-se numa única obra: que veio a denominar-se “Obra e Centro Social de Assistência Particular e Paroquial Infantil de Benfica”.
Eu próprio e o meu irmão frequentámos, no Ano Lectivo de 1946/47, a Escola Primária que funcionava no Patronato Paroquial de Benfica. VER: “O Antigo Patronato Paroquial da Freguesia de Benfica” no BLOG: “Retalhos de Bem-Fica”.

Um abraço

Fausto Castelhano