24/09/10

As quintas de Benfica

Convidou-me a J.F para escrever umas coisas sobre Benfica. Matutei um pouco sobre o que poderia ser interessante escrever e fixei-me no motivo porque comecei a comentar os vossos posts: o revelar de histórias antigas, abrir o baú do sótão e trazer à luz pérolas esquecidas ou desconhecidas. Lembrei-me de algo que havia perto da extinta estação da Cruz da Pedra, antes de rasgarem a Radial de Benfica. Talvez nunca tenham dado por um amontoado de pedras que por aí havia, restos de uma antiga quinta senhorial sobranceira à Igreja do convento dominicano, hoje Igreja da Força Aérea, e do Palácio dos Marqueses de Fronteira. O que sabem sobre essa e outras quintas? Têm fotos desse tempo?

Cristina

4 comentários:

Assunção disse...

Com muita pena minha não tenho fotos nenhumas desses tempos idos.
Quando fui morar para Benfica tinha 2 anos e aquela zona ainda era a Qtª de Stª Teresinha. Nas traseiras do meu prédio havia um convento de freiras, onde cheguei a fazer a infantil e a 1ª classe. À volta dos prédios que iam surgindo a pouco e pouco havia ainda muitas casinhas baixas, restos da quinta, algumas hortas e andavam galinhas pela rua. Também me lembro do palacete senhorial, já meio em ruínas mas imponente e muito bonito, que foi impiedosamente deitado abaixo para dar lugar à estrada...

Fausto disse...

Meus amigos

Abordar o tema das quintas na região de Benfica, Carnide ou Pontinha, é um trabalho de enorme fôlego. Nos anos 40 50 do século XX, estavam registadas com número de Polícia, cerca de 50 quintas na freguesia de Benfica (que, ao tempo, incluía a que é hoje a Freguesia de S.Domingos de Benfica), mais ou menos outras 50 da freguesia de Carnide e cerca de 30 na Pontinha. De vária dimensão, claro está.
Eu próprio, nasci e sempre vivi em quintas. Nasci e vivi numa das maiores, senão a maior quinta que existia por estes lados: a Quinta de Montalegre onde hoje está edificado o Estádio da Luz. A Quinta abrangia 2 freguesias: Benfica e Carnide.

Um abraço

Fausto Castelhano

Guidinha Pinto disse...

Assisti a garreiadas ou no Palácio dos Marqueses de Fronteira ou nessa quinta que entretanto foi abaixo,não recordo bem. Não tenho fotos dessa época. Anos 60.
Casei em 74 na Igreja Dominicana, na altura a Igreja de S. Domingos de Benfica (na altura aberta de propósito para a cerimónia ;).
Eu não disse que ficava fã?
Saudações cordiais.

Fausto disse...

Amiga Guidinha Pinto

É bem possível que tivesse sido no Palácio dos Marqueses de Fronteira.
Nessa época, anos de 1960, nós já não vivíamos na Quinta de Montalegre. Nesse tempo, a quinta estava semi-destruída com a construção do Estádio do Benfica
Agora, onde se efectuavam "Cavalhadas", era na Quinta da Granja de Cima, com entrada pela antiga Estrada do Poço do Chão, hoje, Rua da República da Bolívia, em Benfica. Uns anos antes, nas décadas de 40/50 do século XX.
As "Cavalhadas" são jogos tradicionais inspirados nos antigos torneios medievais e que eram muito populares na região.
Um abraço de amizade

Fausto Castelhano