06/12/11

Passar Página, nova livraria em Benfica


Quando regressei de férias a Lisboa, no mês de Junho, fiz uma óptima descoberta. Benfica tem mais uma livraria e uma livraria original. Era dia de eleições, o meu irmão ía votar à Escola Delfim Santos e, como não me apetecia estar nas filas de voto e aquela nova porta me chamou a atenção, fui lá espreitar. Foi desta maneira que descobri a Passar Página. Na altura, lembro-me de ter pensado que a livraria tinha poucos livros, mas ainda não sabia que tinha aberto apenas no mês de Maio. Como havia pouca gente para votar fiquei por ali pouco tempo.


Fui novamente de férias no mês de Novembro e o acaso quis que voltasse a entrar neste espaço, numa manhã de greve que me escapou. Dei com o nariz no metro do Alto dos Moinhos, quando pensava ir dar uma volta à feira da ladra. Não me tendo apetecido esperar que as portas do metro abrissem, voltei para trás. Pensei em ir beber um café ao Colombia e nesse instante, o meu olhar escapa-se para a direita e então lembro-me da tal livraria. Por curiosidade volto a entrar. Sento-me ao fundo, na parte da cafetaria, peço um café e um pastel de nata e fico a observar. O café está cheio e a livraria movimentada. Desde a última vez que lá tinha passado cresceu. Está cheia, é uma livraria generalista, com novidades, romance e livros infantis mas também com algum ensaio. Há boas escolhas. Depois do café perco-me nos livros infantis. E vou circulando por entre as mesas. Vejo que há jornais à disposição para quem quiser ler enquanto bebe um café, há uma esplanada, há mantas que se podem levar para a esplanada em dias de sol frios, mas há sobretudo bons livros e também boa mesa... e afinal de contas é uma livraria nova, uma livraria de bairro, em Benfica... sorrio ao ver os clientes que olham para as mesas e para as prateleiras, que folheiam à procura de um livro (ultimamente vejo as livrarias desertas). O atendimento é profissional e muito simpático. Penso que não me apetece mais comprar livros na Fnac, penso que enquanto os 5% de desconto não me fizerem grande diferença comprarei na livraria do meu bairro que tem bom atendimento, que traz pessoas para a rua... e tenho esperança que outras pessoas pensem também assim e que desta forma estas livrarias possam continuar a existir!

Vale a pena ir espreitar a Passar Página,
Rua Maestro Frederico de Freitas, 5 A e B
(mesmo em frente à escola Delfim Santos)


As fotografias para ilustrar este post foram retiradas da página do Facebook da livraria Passar Página

6 comentários:

Ógnito Inc. disse...

Esta livraria café é bem simpática, com bons petiscos até. Sem prejuízo disso o desconto na Fnac nos livros é de 10% (cartão Fnac).

J. disse...

sim, a livraria é muito simpatica :)
efectivamente para quem tem o cartão são 10% e para quem não tem o cartão são 5%. antigamente era 10% para toda a gente. mas para quem tem a possibilidade de não depender dos descontos, vale a pena apostar nas livrarias de bairro ;)

AnaMar (pseudónimo) disse...

Um espaço bem simpático ( e a Fnac cada vez me irrita mais! :-)

J. disse...

vamos apostar nas pequenas livrarias :)

Helena disse...

Há aqui um pequeno engano de localização
Todos os locais descritos no teu blog ficam em são Domingos de Benfica
Benfica é só do Fonte Nova para lá

Bj

J. disse...

Ola Helena,

Muitas vezes referimo-nos a Benfica de forma de geral, para designar essa parte da cidade de Lisboa. Neste blog ha posts que se passam em Benfica outros em S. Domingos de Benfica. Não é por não sabermos onde acaba uma e começa outra é apenas porque às vezes é simplesmente mais facil dizer Benfica :)
Aqui ao lado na lista de etiquetas ambas existem, mas por vezes esquecemo-nos de aplica-las! ;)

Um abraço