11/12/11

Vale a pena morar num bairro assim

Crescer num bairro com alma é uma herança que transportamos vida e fora e que dá origem a iniciativas como este blog. Um bairro com alma é uma toca de Alice onde não cessamos de descobrir caminhos, histórias e personagens que alimentam a imaginação. Claro que há uns quantos aspectos que causam alguma irritação, mas essa existe na exacta medida do afecto que nutrimos pela rua cujo nome escrevemos com zelo na caderneta da escola ou no boletim de vacinas.
Em S. Domingos há vários locais mágicos que valem um passeio mais atento e muitas das vezes constituem o tal lavar da alma que os afazeres do dia-a-dia negam com o imperativo do "agora não". Deixe-me levá-lo pela "mão" e registe algumas moradas onde, tenho a certeza, quererá voltar.
Conhece o parque Bensaúde ou o Palácio Beau Séjour? O palácio Fronteira e os seus jardins setecentistas, a mata de Monsanto e os seus trilhos de bicicleta? Já subiu ao alto da Serafina e contemplou o rio, a ponte e metade da cidade adormecida lá em baixo? Já percorreu o Jardim Zoológico de lés a lés e descobriu os locais mais recônditos e inspiradores do nosso imaginário infantil?
Já provou os bábás do Califa, os pastéis de Chaves do Arabesco ou os Scones com passas do Sr João, ao lado da CEBE e do Fernão Mendes Pinto? Já se deliciou com o apetitoso frango do churrasco da Delícia de Benfica,logo ao lado? Já levou para casa as tartes de maçã, nata ou pêssego da padaria da D. Cilinha na Travessa de S. Domingos? Já comprou queijos, fruta ou vegetais, pão alentejano, no Sr. Ferreira, junto à cabine telefónica do outro lado da estrada? Já sentiu o sabor do açúcar baunilhado e a canela a derreter-se na boca à primeira dentada de um pastelinho de nata na confeitaria do mesmo nome? Siga o cheiro a café e peça para embrulhar as farripas de laranja envolvidas em chocolate da casa dos cafés, os bolos sortidos para o chá, as amêndoas de geleia de fruta na altura da Páscoa ou as broas castelares em Dezembro.
Rendeu-se? Os itinerários são muitos e não se esgotam aqui. Saia sempre com tempo, liberte os sentidos e deixe-se perder. Acredite, vale a pena morar num bairro assim.

2 comentários:

Xávi disse...

Ter crescido num bairro com alma é uma herança que se transporta para a vida, sem dúvida Cristina. É o que me acontece com São Domingos de Benfica onde não moro mas volto pela família que lá tenho e também porque mantenho preferência/confiança por um certo comércio de bairro onde conheço as pessoas e elas ainda me conhecem. No dia a seguir a ler o post, vale a pena morar num bairro assim, fui ao oculista Central da Cruz da Pedra, da sempre simpatíca Maria João, quando é para comprar óculos vou lá. A sair, reparei na remodelada Pastelaria Colmeia e curioso entrei. Não pude resistir a pedir para embrulhar 100g de farripas de laranja cobertas de chocolate; é que tinha ficado com água na boca com os aromas e sabores da loja de café onde a Cristina nos levou pela "mão".

J. disse...

optima sugestão de percurso num bocadinho de s.domingos de benfica :)
em novembro reparei que a colmeia estava em remodelações (e o arabesco ja tinha sido remodelado) mas não tive~ocasião de passar por la para experimentar as farripas de laranja... a anotar no meu caderninho de benfica! :)