21/11/12

sapateiro

A loja do Sr. Abel Castanheira fica na Rua Rafael Duque — entre a Rua República da Bolívia e a Av. do Uruguai. É aqui que costumo trazer os meus sapatos e, com alguma frequência, muitos da minha filha para o Sr. Abel lhes dar um jeitinho. Para alargar a forma do calçado quando é necessário, para coser, engraxar ou remendar.
Para além dos serviços comuns de sapateiro, também já lhe pedi algumas vezes que substituísse molas e botões de metal, em calças e em malas, porque a retrosaria não o faz.



Eu sei, que os sapatos e as botas não duram para sempre, mas ao longo do tempo fui-me apercebendo que, infelizmente, existe calçado que é produzido de um modo a não permitir, nem facilitar o seu conserto.


O Sr. Abel trabalha aqui desde 1974, ano em que abriu a loja, e por curiosidade é a data que consta na máquina de coser quando a comprou para a sua oficina (imagem seguinte).



Em conversa com ele, explicou-me que tem todo o tipo de clientes, e o que lhe pedem mais são capas e remendos. Deixou de fazer muitos serviços, porque há quem diga que sai mais barato comprar um par de sapatos no bazar chinês – bazares que têm alastrado por Benfica enquanto o comércio tradicional mais antigo vai fechando.
Começou a aprender o ofício aos 7 anos, de manhã frequentava a escola e à tarde ia aprender a futura profissão com outro sapateiro que os seus pais conheciam. Foi assim até aos 15 anos, a partir dessa altura passou a exercer a profissão sozinho e finalmente a ganhar para si.



Sapateiro Sr. Abel Castanheira
Rua Rafael Duque 21B
Dias úteis: 9h00 – 14h00 / 16h00 – 19h00
Sábados: 9h00 – 14h00

3 comentários:

Xávi disse...

Muito interessante o seu "post", texto e fotos muito elucidativos tanto assim que me lembrei que tenho cá em casa uns ténis apertados que talvez melhorem com os serviços do sapateiro Abel Castanheira.

Obrigado Vera

akane disse...

passo aqui várias vezes e já tinha espreitado para dentro da loja várias vezes, porque a acho fascinante! adorei o post!

Rita Faria disse...

Conheço muito bem o Sr Abel Castanheira. Uma pessoa muito simpática e sempre pronta a fazer-nos as vontades mesmo algumas quase impossiveis . É uma excelente pessoa