05/03/08

A Casa do "Americano"





Era a casa do "americano", como diziam os meus avós.
E ainda hoje me lembro de um senhor de idade, olhos azuis translúcidos e uma pele muito alva, que, normalmente, se vestia sempre de cores muito claras.

A casa ficava encastrada entre os logradouros das traseiras da Rua Cláudio Nunes e uma quinta imensa a perder de vista, cujos portões de ferro se abriam na rua principal com "campaínhas"-flores roxas a adornarem-no.

Em criança passava horas a fio, à janela dos meus avós, a contemplar a "casa do americano", o seu jardim e o tanque repleto de água.

Até que durante um desses momentos de contemplação, deparo-me com a triste cena de um gato a tombar dentro do tanque, enquanto tentava saltar em voo rasante para apanhar um pardalito...
Já nessa altura, aos 5 anos, se fazia sentir a minha paixão por animais (em particular por gatos), pelo que o meu avô se viu obrigado a acompanhar-me para ir bater à porta da Dª. Ana (a esposa do "americano"), para que retirasse o pobre animal de dentro de água.
Em contrapartida, a paixão da Dª. Ana não eram propriamente os animais, mas viu-se constrangida a ir buscar uma pá com uma rede na ponta para aceder ao pedido da miúda que, zelosamente, a continuava a observar da janela do 1º andar em frente.

Alguns anos mais tarde, a Dª. Ana viria a falecer.
Os seus descendentes apenas se interessaram em dar continuidade à loja de pratas que o "americano" abrira na Rua Cláudio Nunes.
E a sua casa ali foi ficando, votada ao abandono e esquecimento.

Com o passar dos anos, a quinta dos portões de ferro desapareceu e, em substituição, nos seus terrenos foi construída uma longa fileira de prédios altos e modernos, criando uma rua a que viriam a dar o nome de Jorge Barradas.
E a "casa do americano", o jardim e o tanque ficaram ainda mais entrincheirados no esquecimento pelas grossas paredes das garagens daqueles prédios modernos.

Hoje em dia, quando vou a casa dos meus avós, não consigo resistir a abrir a janela da varanda da cozinha... para, mais uma vez, contemplar aquela que foi a casa do "americano"


12 comentários:

Cecilia disse...

Quando fui morar para o 1.º andar da Claudio Nunes, na casa do "americano" morava uma senhora de idade, baixinha, sempre vestida de preto e apoiada à sua bengala. Gostava muito de crianças, lembro-me que assim que eu chegava à janela lá estava ela a dizer-me adeus.
O tanque de água, hoje um depósito de lixo, tinha nessa altura belos peixes vermelhos que não me cansava de ver.
O "americano", que esteve longos anos emigrado na América, regressou e nada voltou a ser como antes...

T disse...

Belo texto Alexa:)
Gostei de te ler.

Alexa disse...

Cecília: agora que falas nisso, parece-me que também ainda me recordo vagamente dessa senhora sempre vestida de preto.
Mas porque é que nada voltou a ser como dantes, com o regresso do "americano"?
Bjs

Alexa disse...

T. - Muito obrigada!
É engraçado porque pensava não ter memórias dos meus 3 aos 6 anos e, afinal de contas, ao escrever sobre Benfica, tenho relembrado uma série de coisas (que pensava esquecidas).
Os mecanismos do nosso cérebro são mesmo muito interessantes!
Bjs

Anónimo disse...

Alexa ,fez -me recuar no tempo e recordar os Domingos que passava na mata de Benfica com os meus Pais e um grande farnel ,tenho 58 anos e lembro-me de na Estarda de Benfica existirem muitos Palacetes ,será que ainda lá estão ?


Abraço e parabéns pelo seu blog


Carlota Joaquina

Alexa disse...

Carlota Joaquina: muito obrigada pelo seu comentário e bem vinda aqui ao nosso Mercado!
Infelizmente, já poucos são os palacetes e casas apalaçadas que existem na Estrada de Benfica... :(
Em todo o caso, existem ainda a Vila Ana e Vila Ventura, 2 casas lindíssimas (apesar de pouco conservadas), sobre as quais falei neste meu outro blog:
http://parolesimages.blogspot.com/2008/01/notas-soltas-ci.html
Um dia destes terão destaque aqui no Mercado ;)
Um abraço e volte sempre

Cecilia disse...

alexa: o pai do "americano" adorava a sua quintinha. Passava horas a cuidar das árvores de fruto, do feijão verde... a água do tanque estava sempre muito limpinha e os peixes vermelhos tão bem tratados que até pareciam carapaus (na minha imaginação de miuda pequena). Adoeceu e faleceu uns meses depois, e foi nessa altura que o filho regressou. Tomou conta da herança muito entusiasmado, mas uns anos mais tarde a mulher também faleceu e a quinta foi votada ao abandono.
A D. Ana foi a segunda mulher do "americano".

Alexa disse...

Cecília: muito obrigada pela precisão que as tuas memórias (mais antigas que as minhas) trouxeram a este texto!
Provavelmente, os descendentes do "americano" eram como ele e só se interessavam pelas pratas, em detrimento da quinta.
É pena!...

J. disse...

que bom ler tantas recordações e tão diferentes... é engraçado, também costumo dizer que não tenho muitas recordações de alguns períodos da minha vida, mas afinal, às vezes perante certas situações, lugares ou pessoas acabo por ter sensações e imagens que pensava não ter...

... na minha rua também há a casa do "padre", aliás, foi a única casa mesmo que se manteve lá na rua... não sabemos se ainda é o famoso "padre" que lá vive, mas para mim e para o meu irmão (e talvez para muitas outras pessoas) ainda é a casa do "padre"...

(mais ma foto para lista)... isto está pobrezinho de fotos aqui para estes lados ;)

bjs para todas...

será o mercado de bemfica um blog de mulheres? afinal, em tempos só nós é que íamos ao mercado ;)

Alexa disse...

J. - é muito estranho isso das recordações de infância... cada vez penso mais sobre o assunto, desde que criámos este blog!
Engraçado como determinadas casas ficam, assim, associadas a certas pessoas que as habitaram... talvez, devido ao carisma das mesmas.
P.S. - Não te preocupes quanto a isso por aí andar parco em fotos... quando cá vieres tiras a barriguinha de misérias ;)

J. disse...

pois é alexa, também tenho pensado mais nisso desde que temos o nosso mercado... mas assim que me lembro de um post ou de uma fotografia, vem logo uma história com ela e as recordações surgem tão naturalmente...

e é verdade, quando for a lisboa vou fotografar tudo! entretanto já arranjei fotografo, tenho que lhe enviar a minha lista de coisas a fotografar, mas aquelas fotografias de momento não vou poder fazer...

bjs

Alexa disse...

J. - parabéns por já teres arranjado fotógrafo-suplente ;)
Estou a ver que com 2 listas (as nossas) tão extensas de fotos a tirar, ainda me cruzo por aí com o teu fotógrafo :)
Bjs