01/09/10

Livraria Números Simétricos

Apetecia-me guardar este post para Setembro. Para mim há dois principios de ano, em Janeiro, quando começa o ano oficial e Setembro quando (re)começa a vida apos dois meses de silly season...


Estas fotografias, como quase todas, foram tiradas em Maio, num dos dois sábados das minhas férias. Por ali abaixo, depois do café no Mimo de Benfica e antes da história do Arabesco. Tinha sabido pela Gilia que o Sr. Jaime tinha aberto uma livraria por detrás do cabeleireiro e estava cheia de curiosidade de vê-la. Cumprimentei a senhora que estava ao balcão e fui observando por ali adentro. A memória atraiçoa-me um bocadinho, porque já passaram alguns meses... mas assim não conto tudo para os leitores do Mercado de Bem-Fica terem vontade de lá ir espreitar.

Já devia passar do meio dia, e a livraria estava silenciosa. Depois de visitar pus-me à conversa com a senhora, pedi-lhe algumas informações suplementares sobre aquele novo espaço e perguntei-lhe se podia fotografar a loja para pôr num blog que fala sobre Benfica e São Domingos de Benfica. Ela aceitou, gentilmente, e sairam estas fotografias. Afinal, como já foi contado aqui no blog ou na pagina do Facebook foi uma antiga funcionaria do Sr. Jaime que lhe comprou o negócio e assumiu de um lado a papelaria/tabacaria e de outro a livraria. Parece que a clientela é habitual e como há muitas escolas à volta a livraria costuma ter movimento.


Apostar numa livraria de rua, nos dias que correm, é de louvar... numa cidade (para não dizer um país) em que, aos olhos da maioria das pessoas (não todas, claro) que compra livros existem praticamente duas livrarias, em que o mercado editorial foi completamente monopolizado, em que “a grande livraria portuguesa” deixou de fazer o desconto inicial que levava centenas de pessoas a comprarem ali... e em tempos em que nos apetece voltar ao comércio tradicional, poder sair à rua sem ter o sentimento de que se mora num dormitorio, é de dar valor às livrarias de bairro, com atendimento simpatico e personalizado...


Numeros Simétricos, uma livraria em São Domingos de Benfica
Estrada De Benfica, 333-B / 304-B, Lisboa, Lisboa 1500-075 Lisboa

3 comentários:

Ka disse...

Desculpa, mas a livraria é na antiga Fangela? Ou é lá perto?
E a Fangela ainda existe? Era onde comprava os meus livros e materiais escolares, ainda antes de exitirem hipermercados e grandes espaços comerciais.
O meu dossier da 1ª classe veio de lá, bem como os lápis de cor Viarco...

J. disse...

ka,

a fangela agora ja não se chama fangela, mas sim "numeros simetricos" e, onde era a fangela que todos conhecemos, funciona apenas a parte de papelaria, tabacaria e jogos e abriram esta livraria que fica do outro lado da estrada, atras da loja dos chineses

acho que a fangela foi a papelaria/livraria de muitos de nos :) consigo lembrar-me da cara de todas as senhoras que la trabalhavam! ;)

Marta G. disse...

Joana, que bom teres escrito sobre a livraria. Na verdade descobri-a no início do verão e até pensei também postar aqui qualquer coisa, mas o tempo foi passando... Gosto muito mais de livrarias pequenas do que das grandes superfícies onde há tanta coisa que dificilmente somos surpreendidos. Comprei um livro giríssimo para o meu bebé e fiquei com um livro/cd com poemas do O'Neil debaixo de olho. O teu post deixou-me cheia de vontade de lá voltar!