06/10/10

Casa romana em Lisboa! Onde fica?

Sempre gostei dos termos e dos conceitos de implúvio, complúvio e peristilo.
Para muitos pensar em romanos é pensar em guerreiros, conquistadores, invasores ou, na mesma linha de pensamento, imaginam Asterix, Obelix e companhia a despachar uns quantos legionários romanos parvos.
Contudo, para mim romanos é implúvio, complúvio e peristilo. Conjugação da organização construtiva da habitação romana. A casa romana organiza-se para um pátio interior, o peristilo, onde se situa um tanque, o implúvio, que recolhe e armazena as águas que escorrem dos telhados, os quais formam a abertura de arejamento e de iluminação necessária à habitação, o complúvio. Na casa romana não existem janelas abertas para o exterior do edifício.



Dou comigo a pensar: Se a casa romana se organiza por dentro, sem janelas ou ‘montras' para o exterior, porque é que não nos organizamos assim? De dentro para fora, dando importância à nossa organização interior e minimizando a importância do que se mostra para o exterior! Bom, mas isso é outra loiça!
Estava muito bem descansadinho da vida quando dou por mim a olhar para um edifício baseado no conceito construtivo de implúvio, complúvio e peristilo! Uma casa romana em Lisboa!

Quem sabe o que é este edifício e onde fica?

4 comentários:

J. disse...

estou cheia de curiosidade de saber onde fica... mas não é nada facil...

olhando para a fotografia pareces debruçado numa janela ou estarias num helicoptero? ;)

não nos das uma pista?

Miguel Gil disse...

Cara J. podes descansar, o helicóptero não caiu! :)
Mas se tivesse caído a CML pedia-me uma indemnização com certeza.
Uma coisa é certa, fica em Benfica ou em São Domingos de Benfica!
Pelo o que 'ouvi' existe, nos Olivais, mais um edifício destes!
Cara J., são boas deixas?

Cristina Basílio disse...

Boa tarde,

Arrisco uma localização... Fica entre a radial de Benfica e a mata. Ao lado está o Colégio ... ( esqueci-me do nome) e a Ajuda de Berço. Creio que é um horto da Câmara ou o depósito de plantas e árvores dos jardins... Acertei?


Bom Sábado!

Cristina

J. disse...

ja sei a resposta! :) a t. disse-me que tinham acertado no dias e fui la espreitar... batota, eu sei, mas a curiosidade estava a dar cabo de mim ;)