07/10/10

Ir para Benfica


 



Duma pequena agenda pessoal e incluída nas  indicações de utilidade, eis as carreiras de eléctricos e de autocarros de Lisboa em 1954.
Clicai na imagem e ampliai.

Ora encontrai os eléctricos que serviam Benfica.

4 comentários:

Miguel Gil disse...

Não são bem estas as carreiras que usava! São anteriores! T., não posso deixar de pedir semelhante post mas de anos posteriores, em que o carro eléctrico 16 servia Benfica ou o autocarro 11 ia da Picheleira à Buraca [:)] ou o 15 passava no Maria Amália, e havia um eléctrico de Benfica para o Carmo, e outros mais.
T. fico a aguardar mais essa pesquisa! :)

T disse...

Quando encontrar claro que coloco caro Miguel. Queres de que anos?

J. disse...

lindo!

os electricos 1 e o 1a correspondem mais ou menos ao percurso do autocarro 746 (antigo 46)! :)

Bruno disse...

Segundo sei e tenho lido porque não sou desse tempo, que os transportes em Benfica mais ou menos nessa altura era o seguinte:

Nos primórdios da Carris era apenas o eléctrico 1 entre Benfica e salvo erro o Rossio (mais tarde os Restauradores). Depois na década de 50 chegam os autocarros 11, 15, 24 e 29. Na década de 60 nasce o eléctrico 5 (segunda "encarnação" desta carreira que andava por outros lados) que ia até ao Carmo, aparece o autocarro 33, 46 e 48.

Em 1973 acabam todos os eléctricos para Benfica e Carnide, que nessa altura vinham da praça do chile, excepto o 5.
A seguir ao 25 de abril (isto já com outras carreiras de autocarros por Benfica como as alfanuméricas da carreira 7) acaba o 48. Aparece o 16 com um percurso praticamente sobreposto ao eléctrico 1.

Em 1983 aparece o emblemático 58 fruto da divisão do autocarro 15.

E por ai adiante pelas imensas carreiras que Benfica teve. :)