08/12/10

Feriados de Dezembro


Se eu estivesse em S. Domingos de Benfica hoje seria dia de sair de casa à procura de presentes de Natal ou, pelo menos, de ideias de presente. Lembro-me de começar estas manhãs de feriados de Dezembro por beber um café no Pastelinho e de gostar de estar de folga a um dia de semana. As lojas estão abertas, como se não fosse feriado, aprecio o movimento e começo a caminhar pela Estrada de Benfica. Lembro-me de comprar presentes de Natal para a minha avo na retrosaria, mesmo ao lado do Sr. Ferreira onde hoje se instalou uma agência imobiliaria. Logo ao lado, na loja das malas, acabava sempre por escolher uma carteira ou um estojo para as canetas ou para os oculos, para alguém. Mais à frente, paragem na Perfumaria Lino, cremes e perfumes, também faziam sempre parte das listas de Natal, uma paragem na Onix para ver se surgiam mais ideias, outra paragem na Casa da Selva porque não ha quem não goste de nada que esteja nesta loja, chas, cafés, chocolates, rebuçados com embalagens especiais. Atravesso a estrada e paro no Sr. Jaime. Passeio-me pelos corredores à procura de agendas, canetas e subo à antiga livraria para ver se ha alguma coisa em que não pensei mas que pode ser uma boa ideia. Entro na loja “dos indianos”, encontram-se sempre pequenos objectos com graça, meio kitch... e assim continuo a descer a Estrada de Benfica... so neste bocadinho ja encontrei uma série de presentes. E à medida que vou descendo, vou sentindo o cheiro que vem de dentro dos cafés e pastelarias, quase a postos para as encomendas de Natal.

Mas a verdade é que ha ja cinco anos que não faço este percurso e desde então ja não existe a retrosaria, nem a perfumaria... ja restam poucos comércios nesta parte da Estrada de Benfica. Mas, e ainda bem, as pastelarias mantêm as portas abertas com o delicioso cheiro das especialidades desta época, que misturado com o burburinho e com as iluminações de Natal aquecem o coração...

2 comentários:

Cristina Basílio disse...

Gosto das compras de Natal descobertas ao acaso. Esta é uma zona fantástica para essas descobertas e se algumas lojas vão fechando, também é verdade que outras vão surgindo. Há a Abacate soap shop perto do Califa, há uma supernova loja de música nas traseiras do Bairro Grandella e uma loja muito gira de bijuterias logo em frente. Na Estrada de Bnefica junto áquela magnífica tasca dos caracóis, há outra loja muy buena de roupa e acessórios...Logo em frente o Beau Séjour tem algumas feiras de artesanato... E a livraria do Sr Jaime cresceu, mudou de nome para Números Simétricos, e agora habita, ainda que algo escondido, nas traseiras do Cabeleireiro Marques e do chinês.
Por isso, há que saber encontrar percursos alternativos, ir por aí fora ao encontro do imprevisto porque só assim as experiências são verdadeiramente enriquecedoras.

J. disse...

é verdade cristina, é preciso olhar de forma positiva para as novas coisas que aparecem e tens toda a razão, nesta parte, na rua sousa loureiro têm aberto uma série de comércios. entrei nessa loja que tem brincos, colares e objectos de decoração. por acaso tenho pena de não ter tirado uma fotografia... a loja era acolhedora com ideas para presentes simpaticas e a vendedora muito simpatica!

não queres la dar um salto e fazer um post para o mercado? ;)