11/01/11

Conferência no Gabinete de Estudos Olisiponenes * Beau Séjour

CONVITE CONFERÊNCIA: "Lojas da Baixa e do Chiado enquanto património vivo e imaterial ” Guilherme Pereira e Judite Reis * 19 de Janeiro, 18:00 horas


As lojas pela proximidade com o público, representam bem uma cultura e identidade específica numa cidade. Com este mote o GEO - Gabinete de Estudos Olisiponenses, iniciou em 2008, um levantamento a todo o comércio existente neste inicio de século, uma investigação, ainda em curso, numa recolha sector a sector, que pode acompanhar no site

Esta conferência é um convite para seguir os nossos passos num regresso a um passado de histórias olvidadas, de cenários românticos, onde o dourado escureceu com o tempo, mas não esmoreceu com a modernidade.
E não é preciso puxar muito pela imaginação, nem recuar muito no tempo, para reencontrar a Baixa e Chiado de uns e de outros, de ontem e de hoje.

A abordagem contemplará os comércios enquanto património material (fachadas, decoração, mobiliário, marcas, publicidade, e não só); e as lojas como património cultural, nas suas origens, actividades, saberes, profissões, modas, usos e costumes. Será feita uma ilustração com recurso a exemplos de estabelecimentos mais emblemáticos e notáveis.

Ao encontro da Baixa e Chiado das lojas de hoje e de sempre, paleta de histórias vivas e imateriais pela voz dos protagonistas.

GEO - Gabinete de Estudos Olisiponenses
Palácio do Beau Séjour

Estrada de Benfica, 368, 1500-100 Lisboa
Informações: 21 770 11 24 / 21 770 11 20

Datas: 19 de Janeiro
Horário: 18:00
Destinatários: Público em geral

O Mercado de Bem-Fica agradece a informação a Simon e deixa a sugestão aos leitores

Sem comentários: