15/01/11

Fecham uns abrem outros...



... foi um dia de Novembro, certamente ao subir até ao Alto dos Moinhos para apanhar o metro, que reparei na frutaria / mercearia 7 Lagoas. Não me recordo o que existia antes neste lugar, o largo sempre me pareceu tão calmo… para além do sapateiro e do externato que ficava (e talvez ainda fique) no cantinho, lembro-me de poucos comércios ou serviços. Neste dia também reinava a tranquilidade… talvez a mercearia ainda seja pouco conhecida, as daqui do bairro começam a desaparecer aos poucos, já são poucas, mas esta veio juntar-se ao comercio tradicional de São Domingos de Benfica. A 7 Lagoas parece estar aberta ao Domingo também ou pelo menos houve um Domingo em que passei por lá e as portas estavam abertas, o que é sempre útil quando se precisa de um raminho de salsa, de umas cebolas ou de sal … onde fica? No Largo Conde de Bonfim!

1 comentário:

Xávi disse...

J

É curioso que esta loja há 45 anos era um "lugar". Consultado o dicionário Priberam da Língua Portuguesa o significado 14 diz "posto de venda". Naquela altura tanto quanto me lembro vendia essencialmente frescos;legumes, hortaliças, o raminho de salsa que fatava ... Na estrada de benfica,no segmento entre o "409" e o Arabesco, haviam vários "lugares" ...e também tabernas.
Voltando à loja "7 Lagoas", é explorada actualmente por brasileiros a quem lhes contei que a loja já tinha sido um "lugar", acharam curioso outros dos moradores mais antigos também o tinham dito e pareceram simpáticos.Faz-me lembrar uma loja de conveniência já que tem em termos alimentares de tudo um pouco.
Há cerca de três anos a loja chamava-se 4 Kids e vendia roupa de crianças. Anteriormente estivera muitos anos fechada e funcionara como arrecadação de materiais de construção de um antigo morador do Largo, empresário da construção civil.