10/04/11

Centros Comerciais (1) : Galerias Teteia


Como é que dois centros comerciais que estão tão proximos um do outro tiveram futuros tão diferentes? A Teteia, sempre foi um mini centro comercial simpatico, agradavel, com boa manutenção e com algum cuidado por parte dos comerciantes, uma das provas, reparei agora, é que se pensa em mudar pequenas coisas, como os letreiros de certas lojas.


Ha muitos anos atras, tinha uma livraria, uma loja de desporto, uma perfuaria e sempre teve o pequeno café/bar e um telefone publico (que estão em vias de extinção). Também sempre teve a loja das malhas Achega e um dia a “Casa da Pintura” veio trazer ainda mais movimento ao lugar. Esta loja que faz a delícia das pessoas mais manuais também fez as minhas durante os tempos, com o papel e envelopes reciclados. Onde existia a loja de desporto surgiu mais tarde uma loja de bijuteria/joelharia e, na ultima vez que la passei, tinha aberto um gabinete de estética para as mãos e unhas. O espaço é agradavel, bem tratado, familiar, limpo. E talvez essa seja uma das razãoes pela qual o pequeno centro continua ali, de portas abertas, com lojas que se mantêm e outras que vão surgindo.

3 comentários:

José Lima disse...

Na segunda metade dos anos 70, princípio dos anos 80, era um óptimo espaço comercial e até hoje creio que não perdeu completamente essa dignidade (ao contrário do vizinho Habib). Recordo-me bem, criança/adolescente que era então, das excelentes papelaria, livraria, loja de desporto (onde se encontravam os ténis das melhores marcas estrangeiros, então ainda de distribuição restrita e difícil acesso entre nós)e uma loja de modelismo ainda mais à frente, onde entre outras se achavam as fantásticas miniaturas militares da Airfix.

Depois, mais tarde em 1985, apareceu o "Fonte Nova" que rivalizava então em nível com o "Amoreiras".

J. disse...

é verdade mauro, comprei nessa loja de desporto os meus primeiros tbs, all star e redley... fato de banho e equipamento para ir nadar para a piscina da junta de freguesia de benfica ;). enquanto escrevia este texto tentei lembrar-me de outras lojas e, efectivamente, agora que falas nessa loja de modelismo, tenho a sensação que enquanto eu experimentava coisas com a minha mae nessa loja de desporto minuscula o meu pai ficava a ver a loja de modelismo ;)

é um centro que se mantem simpatico e que, realmente, teve um futuro muito diferente do habib!

Henrique Oliveira disse...

No tempo em que morava em frente à Farmácia Rebocho, era comum um passeio de fim de semana, com a minha mãe e irmã, até à Teteia.

Do que em lembro muito bem, porque aí passei muitas e muitas horas mesmo a vasculhar os livros e discos, é da pequena livraria/discoteca, que se chamava Ponto de Encontro.

A minha mãe ficava horas na conversa com a simpática D.ª Elvira, que era um dos donos, ou com a sua irmã, que era simpática mas menos comunicativa. E havia sempre caras conhecidas que costumavam parar naquela loja.

Era um prazer vasculhar os livros e muito comum no final a minha mãe permitir que eu levasse satisfeito um para casa.