10/09/11

Bairro do Calhau


Do Bairro do Calhau tenho poucas recordações. Lembro-me de uns amigos do tempo da escola que lá viviam. Sabia que o Bairro do Calhau ficava do outro lado da linha do comboio e, nessa altura, não havia passadeira aérea para lá se chegar mais rapidamente. Tinha que se ir até à “fonte”, onde muitos benfiqueiros faziam fila para se abastecerem de agua aos sabados de manhã (diziam que era melhor), e depois, então, voltar para trás.










Durante muito, muito tempo pensei que o Bairro do Calhau fossem aquelas casas que ficavam mesmo ao lado da antiga entrada para a Mata de S. Domingos de Benfica... alias, o que conheço desse lado de S. Domingos de Benfica descobri, de passear a olhar e com imensa pena minha por ser tão tarde, so ha coisa de 3 anos. Quando vou a Lisboa preciso de regressar sempre com imagens, na maquina fotografica, na minha cabeça, mas as fotografias, so as tiro no ultimo dia.














Peço ao meu irmão para ir comigo e peço-lhe para entrarmos por aquelas ruas pequeninas, estreitas, tão familiares. O Bairro do Calhau é um pedaço de tranquilidade na cidade, um mundo à parte... não me dissessem os meus olhos que estavamos em Benfica, não acreditava que podia existir um lugar assim. No silêncio da tarde passeamos de carro pelo bairro, tão calmo, com a roupa estendida em frente às portas, vasos pequenos a decorar as bermas das ruas, flores que se vêem por cima dos muros das casas... tudo tem cores tão doces... as casas baixinhas, umas mais modernas do que outras, pintadas de amarelo e cor de rosa, que acabam por misturar-se com o azul do céu e com a luz do sol...

















... e depois, toda a historia desta sitio... e o novo que se mistura com o antigo...

Sem comentários: